top of page
Foto do escritorJornal Frederiquense

Chuvas e estragos na região

Algumas famílias foram atingidas pela cheia de riachos e rios, especialmente no distrito de Castelinho

Equipes da Prefeitura de Frederico Westphalen, da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil Municipal realizaram levantamento sobre os danos ocasionados pelas chuvas que atingiram o município e a região nas últimas horas. Conforme a Defesa Civil Municipal, foram registrados cerca de 210 milímetros entre a noite de quarta-feira, 1º e a manhã de sexta-feira, 3. As informações coletadas até agora pela administração municipal dão conta de danos materiais. Algumas famílias foram atingidas pela cheia de riachos e rios, especialmente no distrito de Castelinho, mas não foram registrados, até o momento, casos de pessoas feridas ou desaparecidas.


Famílias atingidas

O número de famílias atingidas está em atualização. Até o momento, há o registro de seis famílias afetadas no distrito de Castelinho e uma na linha São Paulo. São consideradas atingidas aquelas famílias que tiveram transtornos decorrentes das chuvas, como alagamentos temporários, retirada de móveis e roupas ou pernoite fora do lar.


Situação das estradas

Pelo menos 30 pontos no interior do município apresentam algum tipo de estrago decorrente das chuvas. Há, no momento, quatro pontos de trânsito interrompido.A situação mais crítica é na estrada que leva para a linha São Brás, via frigorífico Ragale. No local, houve queda de barreira e o trânsito está totalmente interrompido. Há grande quantidade de terra, pedras e árvores no trecho, que é considerado instável e perigoso. A liberação do trânsito deve levar entre dois a três dias. Durante esse período, a orientação aos motoristas que precisam ir até a comunidade da linha São Brás é escolher o caminho pela via que passa ao lado do campo do Serrano.O segundo ponto de interdição fica no distrito do Castelinho, na via que liga à comunidade da linha Balzan. Neste momento, o rio da Várzea cobre toda a extensão da pista e impede o tráfego.A mesma situação é observada entre as linhas Balzan e São Paulo. Há vários trechos situados nas proximidades do rio da Várzea nos quais a água cobre a pista e inviabiliza o trânsito.O outro ponto interditado fica na ponte que liga as comunidades de Pedras Brancas e Lajeado Bonito. A estrutura foi bastante afetada pela correnteza e apresenta risco aos condutores. A orientação para quem quer acessar o Lajeado Bonito é ir pela linha Alto Alegre. 


Campanha de arrecadação de donativos

Para ajudar as famílias afetadas, a Prefeitura de Frederico Westphalen está com uma campanha de arrecadação de donativos. O ponto de coleta fica no Centro de Eventos do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.É possível doar todos os tipos de produtos, mas itens de higiene pessoal e limpeza são os mais necessários neste momento. O espaço está aberto em horário comercial.


Danos na região

Em Seberi Alguns dos registros dos estragos das fortes chuvas que aconteceram. Foram registrados mais de 190 milímetros de chuva no município. O interior do município foi o mais afetado gerando obstrução de algumas estradas. A administração do município segue trabalhando para resolver os problemas.

Da mesma forma, em Vista Alegre, as chuvas da semana passada destruíram pontes e pontilhões muito usados por produtores. O prefeito assegurou que todos os esforços estão sendo feitos para resolver os problemas.

Assim como muitos municípios do Rio Grande do Sul, Caiçara sofre desde a quinta-feira, com as fortes chuvas, aumentando o nível dos cursos de água, ocasionando inundações, que atingiram de forma rápida o Distrito do Ipuaçu, com a rápida elevação das águas do Rio Pardo, uma das maiores cheias da história de acordo com os moradores.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page